Ab aeterno

As minhas boas vindas a todos os que por aqui passarem. Espero que apreciem o que vos dou aqui. Os desenhos, as fotografias e os textos que publico são da minha autoria (caso não sejam eu mencionarei).

Usufruam.


domingo, 14 de março de 2010

A Morte da Originalidade numa Secundária

Esta semana tive uma experiência inquietantemente bizarra de afecção física e psicológica. Não fiz nada de transcendente, não visitei um hospício, não calcorreie uma instituição de carácter um pouco mais “desviante”. Não, nada disso, pisei apenas o átrio de uma secundária. Mas que experiência inquietante, perguntam vocês, poderá ter-se ao visitar uma mera secundária? Para mim foi uma experiência desagradavelmente desconfortável, com direito a enfatização e tudo.

Tudo começou com o aproximar-se da instituição. Há porta da instituição de ensino estavam já alguns estudantes. Não tomei atenção às conversas que mantinham entre si, agora que reparo dei antes primazia às acções, aos movimentos que delineavam no tempo. A maior parte dos que circundavam o all de entrada da secundária eram rapazes que se entretinham a enrolar o que daria numa ganza. Sou uma jovem de 17 anos, não me espantou que estivessem a fumar drogas leves, de facto isso foi apenas um pormenor que lamentei e, que me levou a questionar se, todos os dias, aquelas pessoas se dedicavam a queimar as suas células cerebrais pela hora de almoço (creio que sim). Para além destes jovens rapazes estavam também pequenos grupos espalhados ali naquele local de espera para entrar na escola.

A minha experiência nefasta começou quando tive de abandonar a sala de espera e entrei no consultório, ou seja, entrei na escola em si. Há que mencionar que estava a acompanhar uma colega que, em nome da psicologia, estava a realizar um trabalho (de influencias sociais – bastante evidente). Mas prosseguindo, lá entrei eu na secundária. O sentimento deve ter sido semelhante ao de uma entrada de um paciente no consultório de um médico que demonstra ser irreversivelmente horrível.

Eu já sabia o que esperar da secundária, já sabia que ela era frequentada por, o que corriqueiramente, e numa linguagem de grupos urbanos, se denomina de betos ou “wanna be’s”. Também já calculava que me iria sentir mal circundada por essas pessoas desse grupo urbano.

Só um pequeno aparte que julgo necessário: eu não me enquadraria em nenhum grupo urbano juvenil específico. Como tudo, sei que sou influenciada em muitos aspectos e o vestuário é um deles com certeza, todavia abomino “igualdades”, gosta da diferença, aprecio o alternativo. No que toca ao estilo pessoal de vestuário gosto de ser diferente, de tentar originalidade. Num campo mais intelectual-psicologico prezo conversas inteligentes, profícuas (obviamente que uma banalidade de vez em quando é suportável mas as superficialidades são bastante dispensáveis); tenho também preconceitos, especialmente em relação aos denominados “betos”, mas tento construtivamente explicá-los.

Terminado o aparte, retomo à narrativa do meu momento angustiante. Quando entrei então naquele consultório estudantil coabitado por jovens mais ou menos da minha faixa etária, fui assolada por um sentimento de, o que diria mais se aproximar da realidade, repulsa, uma repulsa social. Parecia que tinha ancorado numa ilha na qual as pessoas haviam sido fabricadas em série de acordo com um mesmo padrão. Todos eram iguais. Todos usavam as mesmas malas, o mesmo penteado, as mesmas marcas, o mesmo estilo de roupa, todos tinham os mesmos trejeitos e se movimentavam de maneira muito semelhante. Posso facilmente contar pelas mãos as pessoas que me pareceram um pouco desviantes. De resto, aquela ilha encontrava-se atolada de pessoas iguais. Ali o conceito de originalidade, de diferença com certeza não era conhecido. Talvez isto pareça demasiado preconceituoso e arrogante da minha parte, mas não consigo deixar de sentir a repulsa que me assolou, ainda para mais sabendo que eles próprios, os habitantes daquela ilha sem identidade própria, sabiam conscientemente que eram iguais e sentiam-se bem com isso. Para mim, de modo arrogante ou não, torna-se impraticável compreender como pode alguém conformar-se sendo igual ao outro. A criatividade tem um importante papel na minha vida.

Obviamente que o vestuário é apenas uma capa, uma capa que gera preconceitos claro. Aliás, há inclusive pessoas que não têm dinheiro para sustentar um vestuário confortável e são injustamente alvo de estigmas por isso. Mas peço por momentos que nos centremos apenas naquelas pessoas, daquela secundária, que têm hipótese de ser originais no modo de vestir (acho até que gastam demasiado dinheiro em marcas dispendiosas). Elas escolhem ser iguais, conscientemente. Poderia também acrescentar que escolhem ainda ser cartazes publicitários das marcas que usam estampadas (mas isso já seria outra conversa). É que, apesar das roupas serem apenas uma capa, a verdade é que elas, a maior parte das vezes, dizem bastante acerca de quem as veste. Façamos aqui um esforço mental: não é por ventura verdade que os artistas, sejam eles músicos, pintores, fotógrafos, etc, têm um estilo muito mais original de se vestirem? Mesmo quando são simples eles têm algo de único. Eu não faço a apologia da extravagancia ou da excentricidade, julgo até que na simplicidade (e gastando pouco dinheiro) se consegue ser criativo e único.

Concluindo, a experiência do átrio da secundária foi de facto claustrofóbica. Gostaria de perceber porque todos se conformam em ser iguais, talvez um dia vá lá e os questione. Quando às conversas que têm entre eles, não sei se aqueles estudantes têm conversas complexas ou superficiais, apesar de ter um palpite (mas isso já não sei corroborar por isso escolho não opinar). Todavia tudo isto é para mim uma situação intrigante. O entrar naquele território de pessoas padronizadas fez-me questionar a identidade individual de cada uma daquelas pessoas que cruzavam o espaço enquanto eu passava por elas. Por outro lado, fez-me valorizar os “outsiders” da sociedade, desde já dou-lhes os parabéns pela originalidade que imprimem ao nosso quotidiano.


nota: imagem de http://casadogalo.com/wp-content/uploads/windowslivewriteridentidadeoquerealmentefaltaparans-7938originalidade-3.jpg

4 comentários:

margarida disse...

well concordo em tudo. mas acho que é mais uma questão de eles nao saberem melhor. é como que se tivesses vivido sempre neste ambiente onde toda gente usa o mesmo e faz o mesmo, e ninguem te ensina ou mostra que podes ser diferente. por um lado eu tenho pena, porque quase que aposto que pelo menos 40% dessa gente tem uma boa cabeça que muito possivelmente poderá levar a pessoa em questao a grandes coisas. ou seja, tenho pena de ninguem lhes ensinar como viver e ser, pois aposto que tem muitas possibilidades para tal. por outro lado, tambem acredito que alguma gente la poderá vestir-se de tal maneira mas o interior ser completamente diferente. nunca sabemos e cada caso é um caso. no entanto, faz parte do processo juvenil, sermos parte um grupo e seguirmos esse grupo. pena ser um 'grupo' futil e inutil, sem qualquer idologia louvavel...oh well

Sob disse...

1- A imagem é do monopolio xD
2- Quanto às drogas leves, parece que a marijuana é mais inofensiva pó cerebro que o alcool.
3- Wanna be's nao sao um grupo urbano nem é a mesma coisa que betos.Mas isso dá outra discussao
4 - "as roupas dizem bastante acerca de quem as veste" é uma frase denunciadora da tua classe social, rapariga! As originalidades sao mais comuns nas classes altas, podes reparar que o pessoal da classe media ou media-baixa nao é nada original, nem valoriza mt isso.

Agora o comentario-em-si:
Mesmo que concorde em muita coisa do que dizes, achei horroroso o tom da tua escrita. Sim, como tu própria admites no texto, excedeste-te em arrogancia.

Anyway, nao podemos ser todos especiais, deixa lá a gente igual em paz

David Pinheiro disse...

Isto fez-me lembrar o meu primeiro dia de aulas na minha escola secundária, mas pronto eu sou da amadora já é outro tipo de ambiente. Por acaso acho que tens razão em relação a igualdade, pois cada um é aquilo que mostra ser, se és igual a um aglomerado de pessoas, então não passavas de uma copia (barata ou cara) desse tipo de pessoas o que acho que é uma falta de carácter enorme. Mas pronto para finalizar o meu raciocínio xD penso que se vivesses num ambiente assim (como eu vivi e não tive outra escolha) te habituarias e até poderias conhecer pessoas bem interessantes, alias as aparências muitas das vezes iludem xD

Marta Silva disse...

Sinceramente, já te questionaste que as pessoas que frequentam essa escola podem, algumas delas, nem querer saber da roupa que estão a vestir e o que vestem os outros? se estão ou não iguais? Já pensaste que essas pessoas podem sentir-se confortaveis naquilo que vestem e que ao olhar para alguém a quem chamas "original" vejam um aglomerado de roupa excentrica de quem quer dar nas vistas? Já paraste para pensar se os "wanna be's" são os que se vestem de igual ou os que andam com uma peça de roupa de cada cor? Tenta encontrar o outro lado, o ponto de vista que se opõe ao teu. Não é que esteja mais correcto, mas só depois é que podes estabelecer uma comparação.